A importância do cardápio
Etimologicamente, a palavra cardápio vem da aglutinação de dois termos latinos; charta, “papel”, e dapum, “iguarias”.
O cardápio possui funções que extrapolam a simples atribuição de apresentar as opções de produtos da casa.
Para os clientes, o cardápio ocupa um papel essencial na experiência gastronômica. Nele é contada uma história, não só dos pratos, mas da mensagem maior sobre o propósito do restaurante, através de sua gastronomia e história.
É possível, através de um cardápio bem elaborado, termos a primeira impressão sobre um restaurante em que entramos pela primeira vez. Ele reflete a imagem da casa.
Sua confecção pode alavancar as vendas, como também, sendo mal executada, pode levar à falência.
E não é só de pratos que vive um negócio. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a vendas de bebidas em um restaurante representa entre 40% e 60% do seu faturamento.
Isso significa que é vital que o cardápio de bebidas inspire uma atenção especial dos gestores.
Apesar das bebidas montadas (drinks) representarem a maior fatia deste lucro, tendo em vista seu alto poder de transformação e fácil armazenagem, é importante também levar em considerações os vinhos e as cervejas.
Os cardápios são ferramentas de venda e indicadores de gestão de restaurantes.
Dedicar algumas horas de trabalho árduo com uma boa gráfica e um bom fotógrafo para desenvolver seu menu é válido e com certeza lhe trará mais sucesso!