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A importância do cardápio

Etimologicamente, a palavra cardápio vem da aglutinação de dois termos latinos; charta, “papel”, e dapum, “iguarias”. ⁣⁣

O cardápio possui funções que extrapolam a simples atribuição de apresentar as opções de produtos da casa.⁣⁣

Para os clientes, o cardápio ocupa um papel essencial na experiência gastronômica. Nele é contada uma história, não só dos pratos, mas da mensagem maior sobre o propósito do restaurante, através de sua gastronomia e história.⁣⁣

É possível, através de um cardápio bem elaborado, termos a primeira impressão sobre um restaurante em que entramos pela primeira vez. Ele reflete a imagem da casa.⁣⁣

Sua confecção pode alavancar as vendas, como também, sendo mal executada, pode levar à falência. ⁣⁣

E não é só de pratos que vive um negócio. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a vendas de bebidas em um restaurante representa entre 40% e 60% do seu faturamento.⁣⁣
Isso significa que é vital que o cardápio de bebidas inspire uma atenção especial dos gestores. ⁣

Apesar das bebidas montadas (drinks) representarem a maior fatia deste lucro, tendo em vista seu alto poder de transformação e fácil armazenagem, é importante também levar em considerações os vinhos e as cervejas.⁣⁣

Os cardápios são ferramentas de venda e indicadores de gestão de restaurantes.⁣⁣

Dedicar algumas horas de trabalho árduo com uma boa gráfica e um bom fotógrafo para desenvolver seu menu é válido e com certeza lhe trará mais sucesso!⁣⁣