04

O impacto da falta de padronização


Muitas tarefas na rotina de um estabelecimento precisam de atenção diária de todos os colaboradores para que funcionem adequadamente e promovam a satisfação dos clientes.⠀

Mas você sabia que processos operacionais sem padronização podem impactar de forma negativa seu negócio, com reflexos diretos no faturamento? 


👉 O atendimento ao cliente é a principal área que precisa contar com procedimentos padrões a fim de fidelizar o cliente que sempre avalia esse item para determinar sua volta ao local.⠀

Mas não somente esse setor, do recebimento das mercadorias às regras de higiene, as rotinas de um restaurante precisam ser padronizadas e gerenciadas de forma a manter um padrão de qualidade e organização.⠀

👉 Outra forma de padronização são as fichas técnicas, que inclusive já falei sobre elas por aqui. Elas contêm informações de preparação dos pratos que contribuem para a padronização das receitas e fidelização dos clientes.⠀

Por isso, cuide da qualidade dos serviços prestados padronizando os procedimentos e garantindo clientes satisfeitos e processos internos funcionando adequadamente.